Rios Sedentos


O que fazer quando uma parte de nosso passado, da nossa memória, está ameaçada de se perder? É isso o que vive o personagem Eduardo, pai do jovem Fernando, o narrador deste Rios sedentos. Nascido numa pequena cidade da caatinga baiana, o pai, que vive em São Paulo com a mulher e o filho, um dia recebe a notícia de que sua cidade natal será engolida pelas águas de uma barragem. Pai e filho seguem juntos para a Bahia e, numa viagem de profundas descobertas, refletem sobre aquele aconteci-mento que irá estreitar ainda mais os laços afetivos e mudar suas vidas.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

O Jovem JK

Trinta anos depois de sua morte, Juscelino Kubitschek de Oliveira continua presente no imaginário nacional como símbolo do otimismo e da capacidade de realização. O Presidente Sorriso, o Bossa Nova, JK fez muito mais do que construir Brasília. Ele consolidou o Brasil moderno.

Para que possamos entender melhor esse homem excepcional, o autor Roniwalter Jatobá concentra a maior parte do livro nas primeiras três décadas de vida de JK, quando ele ainda nem sonhava em fazer uma carreira política, unindo o documental ao ficcional para acompanhar sua trajetória desde o nascimento, em 1902, em Diamantina e pela morte do pai menos de três anos depois, e sua infância pobre, quando era só o Nonô de Dona Júlia a correr descalço pelas ladeiras da cidade mineira.

Na descrição dos esforços do jovem Juscelino e sua família para que ele consiga superar as dificuldades impostas pela pobreza, continuar os estudos e se formar em medicina, o livro revela o espírito determinado e audacioso que se tornariam marcas do presidente. Acompanhando suas mudanças, a primeira viagem ao exterior, os primeiros anos como médico, a participação na Revolução de 32, a entrada na política como deputado e sua meteórica carreira, que em vinte anos o levaria à Presidência da República, Jatobá expõe a coragem, a alegria, o dinamismo, o estilo conciliador e o entusiasmo pelo desenvolvimento com que Juscelino viria a contagiar toda a nação durante os Anos Dourados.

O Jovem JK mostra este e outros momentos da vida de Juscelino, ilustrados com dezenas de fotos, além de notas e referências a alguns dos principais eventos do século XX, no Brasil e no mundo.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

as


O Jovem Che Guevara

Os anos de formação de um revolucionário: Ernesto Guevara de la Serna. Quem foi esta lendária figura que se tornou sinônimo da luta por uma sociedade mais justa? Roniwalter Jatobá mostra o lado menos conhecido da vida do guerrilheiro argentino, mas que poderia perfeitamente ser um cubano, boliviano ou peruano. Neste caldeirão em que se misturam experiência de vida, pitadas de ficção, fatos e personagens da história, são enfocadas a infância e a juventude de Che Guevara, um dos líderes de esquerda mais carismáticos da história latino-americana.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

sds

Paragens
Com ilustrações de Lasar Segall

Paragens é uma reunião de três novelas de Roniwalter Jatobá: "Pássaro Selvagem", "Tiziu" e uma que também dá nome ao livro. Nas palavras do professor da USP, Flávio Aguiar, o livro é "uma viagem, uma espécie de migração que volta ao ponto de partida". E migração talvez seja a experiência comum das três, nas suas diversas formas, revelando sofrimentos de um país marcado por diversos êxodos violentos: do tráfico negreiro de longa-duração às peregrinações cotidianas periferia-centro-periferia nas grandes cidades atuais. Passando pelo êxodo rural norte-nordestino rumo ao sul do país que, nas últimas décadas, acaba por determinar a sina de inúmeros personagens, como os trabalhadores migrantes que protagonizam as novelas de Roni.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)


Pátria estranha
Histórias de peregrinação e sonhos

De Jorge Amado a Raduan Nassar, de Alcântara Machado a Nélida Piñon,o tema das correntes imigratórias tem fascinado e inspirado autores e leitores brasileiros nos últimos cem anos. Com o apelo homérico de epopéia moderna protagonizada por pessoas desconhecidas, que abandonaram suas terras em busca de uma utopia, esse vasto painel encontra o registro íntimo e a nota lírica em Pátria Estranha, reunião de quatorze escritores contemporâneos brasileiros.
Novo volume da coleção Prosa Presente, a obra reúne contos de Moacyr Seliar, Charles Kiefer, Nelson de Oliveira, Silviano Santiago, Luiz Galdino, entre outros. São histórias de italianos, alemães, japoneses, judeus russos, árabes, ou seus descendentes, nordestinos que migraram para o Sul do país, brasileiros que se expatriaram, temporariamente ou não, para os Estados Unidos, para o Iraque, para o Japão.
Na bagagem de todos, um sonho - que aqui é visto sob diversos pontos de vista - revelado em diálogos, pensamentos, situações cômicas e trágicas, encontros e desencontros, fios entrelaçadados na memória. Um sonho que, dando nesta coletãnea vazão a uma prosa original e vigorosa, implica a busca de uma sensibilidade multifacetada: uma babel de emoções.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)


Os apóstolos
Doze revelações


Na tradição cristã, os apóstolos e os evangelizadores foram os primeiros a difundir a mensagem de uma nova era. Seu instrumento foi o mais incisivo, o mais perturbador e, sobretudo, o mais engenhoso: a palavra.
A tarefa proposta aos autores foi a de recriar o sagrado e o profano das histórias dos apóstolos. Sob a coordenação da escritora Márcia Denser, doze dos mais representativos ficcionistas brasileiros do momento dão sua versão literária da trajetória de cada apóstolo e dos evangelizadores. Pedro, Tomé, Judas e outros são personagens de histórias como a do artista de um circo mambembe, a do médico que sonha o milagre da cura através dos tempos, ou a do sambista carioca anunciando o Juízo Final. Em todas as narrativas o cotidiano é o cenário de revelações e supreendentes encontros.
Com várias premiações e consagrados pela crítica e público, os autores desta antologia oferecem ao leitor um caminho para uma indagação inspiradora sobre os acontecimentos inesperados que podem mover nossos destinos.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)


Com palmos medida
Terra, Trabalho e conflito na literatura brasileira


Esta excelente antologia convida o leitor a entrar no Brasil pela sucessão dos tempos, percorrendo textos que têm quase sempre como moldura ou pano de fundo as relações de trabalho referidas à terra, desde a hora do descobrimento até hoje. No país imenso, homens espoliados passam nessas páginas privados da terra e dos mínimos vitais, oprimidos pelas diversas formas da prepotência, tratados frequentemente como se fossem solo e mato, não seres humanos iguais aos que os oprimem contra os quais por vezes se revoltam. No entanto, o que ressalta para o leitor é a sua profunda humanindade.

Antonio Candido

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)


O pavão misterioso


São Paulo, anos 30. Para viver o amor de uma mulher por quem se apaixona à primeira vista, um jovem empresário manda construir um sofisticado aparelho voador para entrar na vigiada mansão da amada e vive inúmeras aventuras na capital paulista. A partir desse enredo, baseado num clássico do cordel, Roniwalter Jatobá constrói uma fascinante fábula sobre os mistérios que se revelam na busca da felicidade. Esse livro, no entanto, tem muito mais. Numa série de histórias, cronicas e memórias, o leitor viaja na companhia de personagens pungentes, às vezes trágicos, às vezes maravilhosos e românticos. Lírico, leve, bem-humorado, carregado de emoção, mas com o olho crítico fixo na dura realidade, o autor leva o leitor a se sentir mais próximo da humanidade.

Compre este livro através do site da Editora (100% seguro)


Trabalhadores do Brasil:
Histórias do Povo Brasileiro


Na última Bienal Internacional do Livro, em SP, foi lançada a antologia de contos Trabalhadores do Brasil: Histórias do Povo Brasileiro (Geração Editorial, 320 pgs). Com organização de Roniwalter Jatobá, trata-se de uma coletânea que reúne 40 dos mais representativos escritores brasileiros sobre um assunto muito discutido neste final de século: o trabalho. O livro traz textos de Roniwalter Jatobá, Monteiro Lobato, Rubem Braga, Silvio Fiorani, Machado de Assis, Graciliano Ramos, entre outros.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

A crise do regime militar


A crise do regime militar reconstitui passo a passo os momentos principais do processo longo, agitado e tenso de retorno do país à ordem democrática, depois de duas décadas de autoritarismo. Volume da coleção "Retrospectiva do Século XX" e dirigida aos alunos de primeiro e segundo graus, a obra retrata político, social e economicamente a história do Brasil de 1974 a 1985.

Compre este livro através do site da Ed. Atica (100% seguro)



Juazeiro: Guerra no sertão


Livro da coleção "Guerras e Revoluções Brasileiras", Juazeiro: guerra no sertão retrata um episódio acontecido na Juazeiro do Padre Cícero no começo de 1914, quando os jagunços tomam Fortaleza, capital do Ceará, e depôem o governador. Fotos, mapas, ilustrações mostram a história do Brasil num cenário dinâmico, rico e instigante.

Compre este livro através do site da Ed. Atica (100% seguro)


Sabor de Química


Já em 3a edição, o livro Sabor de Química traz contos curtos, alguns até curtíssimos, porém tão interligados e ao mesmo tempo independentes, que parecem partes de uma novela à fragmentação do homem brasileiro com o abismo que se criou entre a roça e a cidade. Prêmio Escrita de Literatura, em 1977.

 

Crônicas da vida operária


Este livro de contos ganhou o Prêmio Casa das Américas, em 1978. Já em 4a edição. Obra cheia de lirismo e denúncia sobre operários em São Paulo. Editado também pelo Círculo do Livro, Crônicas da Vida Operária tem sido considerado tanto pelos críticos como pelos leitores um importantíssimo relato da realidade operária brasileira.

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

 

Pássaro Selvagem


Romance que conta a história de um menino morador às margens da estrada Rio-Bahia. Segundo a apresentação do poeta e crítico Cláudio Willer, "em uma novela relativamente curta está condensada uma epopéia, a matéria de uma longa saga. À narração detalhada, Roniwalter prefere a sugestão poítica. São estas as qualidades que se encontram neste seu trabalho...".

 

Viagem à Montanha Azul


Viagem à montanha azul é, além de uma história cheia de aventuras, uma oportunidade para que os jovens leitores conheçam um fantástico mundo onde convivem o sonho e a realidade, onde bichos e homens coabitam em profundo respeito, e onde a integridade dos seres humanos e da natureza permanece como regra essencial.

"Excelente leitura para os jovens leitores, no sentido de lhes sugerir atitudes positivas para a ação ou o sonho (...) e principalmente por lhes dar a certeza de que temos raízes profundas no tempo e no espaço (...) ninguém está 'solto' (...) é preciso apenas que saibamos descobrir o 'traçado' da nossa montanha azul."
Nelly Novaes Coelho (Dicionário Crítico da Literatura Infantil/Juvenil Brasileira - 1882-1982)

"Primeiro texto para jovens de um premiado escritor de literatura destinada a público adulto, Viagem à Montanha Azul conquista para a faixa etária visada um excelente autor. (...) Viagem à Montanha Azul é um livro de resgate. Tenta, narrando as aventuras de três meninos, recuperar a memória de um grupo indígena, os Muribecas, totalmente exterminado pelas armas de fogo do branco invasor. (...) É um pequeno livro que merece ser lido com atenção."
Edmir Perrotti (O Estado de S.Paulo)

Compre este livro através do site Submarino (100% seguro)

 




Clique aqui para voltar à página principal.